Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste assistiu 285 doentes no 1º ano de atividade

Oeste 1 690 400
04 Junho 2020

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) comemorou o 1.º aniversário ontem e por isso damos a conhecer o comunicado emitido pelo CHO para assinalar o facto:

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Oeste comemorou o 1.º aniversário em 3 de junho de 2020. Neste primeiro ano de atividade, a UHD do CHOeste prestou cuidados de saúde no domicílio a 285 doentes, libertando 3.022 dias de internamento convencional no hospital. Desde o início da atividade, em 03 de junho de 2019, as equipas da UHD percorreram um total de 90 849 quilómetros pelos concelhos da área de influência do CHOeste.

Dos 285 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,6 dias no internamento. Verificou-se ainda que 49% eram do género feminino e 51% do género masculino. A média de idades é de 70 anos (doente mais jovem 18 anos e o mais idoso 102 anos).

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste, devido às suas especificidades geográficas, tem em funcionamento duas equipas, uma na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras. As equipas, constituídas por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista, têm a seu cargo uma lotação de 5 camas cada, traduzindo-se numa lotação total de 10 camas. Abrange uma área de influência de Mafra até à freguesia de Benedita (concelho de Alcobaça).

Tendo em conta o universo de doentes que usufruíram do apoio das equipas de Hospitalização Domiciliária do CHOeste, 99% classificaram como «muito satisfeitos», enquanto que 1% classificou como «satisfeito».

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste enaltece o trabalho, empenho e dedicação das equipas da Unidade de Hospitalização Domiciliária. Os resultados positivos ao fim de um ano de atividade assistencial, reforçam a relevância deste projeto na prestação de cuidados de saúde de qualidade e de proximidade aos Utentes da região Oeste.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.