UCC de Ourém assinala 10º aniversário

M dio tejo 1 690 400
02 Junho 2020

Para assinalar os 10 anos da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ourém, Fátima Lopes, enfermeira e coordenadora da Unidade, deixa aqui uma mensagem de incentivo e agradecimento a todos os profissionais que, diariamente, dão o melhor de si, na prestação de cuidados de saúde de proximidade.

"Hoje mais do que ontem, estou de coração cheio, pois a UCC de Ourém assinala 10 anos da sua existência, a 1 de Junho.
É com imenso orgulho e satisfação que partilho convosco este meu sentimento de ter contribuído para a reorganização dos Cuidados de Saúde Primários.

Não foi fácil este percurso. Mesmo antes da sua inauguração, foi necessário alterar, mexer com muitos conceitos, pessoas, espaços existentes e que não entendiam estas mudanças, pois foi a primeira unidade funcional a surgir no Centro de Saúde de Ourém. Foi necessário motivar a equipa de profissionais para uma nova dinâmica e estratégia de intervenção junto das pessoas, na comunidade e ao longo de todo o ciclo de vida. Muitas lutas foram travadas, umas ganhas outras nem tanto, contudo ambas ajudaram a equipa da UCC de Ourém a se fortalecer, a crescer e a amadurecer.

A visão da UCC de Ourém é ser uma unidade funcional do ACES Médio Tejo de referência na prestação de cuidados de saúde aos vários níveis de prevenção, de forma continuada e integrada, durante os sete dias da semana.

Estamos gratos a todos aqueles, que de uma forma ou outra nos têm apoiado e acreditado na nossa missão. O balanço que fazemos destes 10 anos é extremamente positivo, se pensarmos em todos aqueles, pessoas, famílias, instituições e comunidade em geral que usufruíram dos nossos cuidados, quer a nível da prevenção da doença e promoção da saúde, quer também da prevenção secundária e até terciária.

Aos parceiros locais, que são imensos, agradeço os seus contributos e o seu envolvimento nos nossos projetos e programas e que contribuíram para uma intervenção mais alargada, multidisciplinar junto das pessoas.

A todos os profissionais da UCSP de Ourém e USF Auren (coordenadoras, médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais) agradeço a articulação que se tem mantido entre unidades, e que tem possibilitado dar mais e melhores cuidados às pessoas e famílias.

Também para os técnicos da URAP e da unidade de Saúde Pública quero deixar o meu apreço por toda a colaboração dada.

Ao Aces Médio Tejo, em especial aos dirigentes e UAG, o meu apreço e reconhecimento por todo o apoio e colaboração que têm demonstrado nesta caminhada.

Por fim, e porque os últimos são os primeiros, a todos os profissionais que constituem a UCC de Ourém e porque sem eles não teríamos chegado tão longe, o meu muito obrigada pelos valores sempre presentes de solidariedade e interajuda, espirito colaborativo, empenho e determinação, capacidade de reinventar e aprender, responsabilidade e iniciativa.

Concluindo, esta foi uma forma simples que encontrei para não deixar passar em vão estes 10 anos, para homenagear e agradecer. Em outros anos fizemos festa para assinalar a data, mas atendendo ao momento de pandemia, em que estamos mais focamos em outros pensamentos, esta é uma data da qual muitos não se lembram, porém importa encontrar espaço nas nossas mentes para continuarmos motivados nesta nossa missão de prestar cuidados de saúde de âmbito domiciliário e comunitário, prestar cuidados de saúde , sociais e de acompanhamento psicológico e desenvolver medidas de proteção e de promoção a grupos vulneráveis, em situação de risco ou dependência física, funcional e/ou mental, nomeadamente às crianças, aos idosos e a outros".