ARSLVT firma protocolos de colaboração com vista à realização de testes aos profissionais da Pesca

Pescadores 1 690 400
28 Maio 2020

Na passada quarta-feira foram assinados protocolos de colaboração para a realização de testes laboratoriais de diagnóstico à COVID-19 para os profissionais da pesca.

No setor das pescas, devido às especificidades da atividade, grande parte da frota realiza viagens a curtas distâncias dos pesqueiros, o que implica uma constante rotatividade do seu local de trabalho.

A cerimónia de assinatura teve lugar no Edifício Cetemares do Politécnico de Leiria, em Peniche, local onde está instalado o laboratório para diagnóstico da COVID-19, certificado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que permite, com maior proximidade, a realização de testes laboratoriais de diagnóstico aos pescadores das embarcações.

Os protocolos foram assinados pelo Presidente da ARSLVT, Luís Pisco, Presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, Diretor Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Simão, Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Teresa Coelho, Presidente da Opcentro, Humberto Jorge, Presidente da CAPA, Jerónimo Rato e Vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche, Paulo Jorge Balau.

Os presentes protocolos foram homologados pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e pelo Secretário de Estado da Saúde, António Sales.