35º aniversário do Centro de Saúde de Sete Rios

Srf 1 690 400
13 Maio 2020

Assinalamos hoje o 35º aniversário do que tem sido, talvez, o Centro de Saúde mais emblemático e mediático dos cuidados de saúde primários em Portugal.

Alguns dos que estiveram envolvidos no seu arranque, em 1985, continuam a dar, felizmente, os seus contributos dedicados, competentes e empenhados em prol da saúde da nossa população. Outros, como eu, foram chegando a esta casa ao longo dos anos. A organização inicial convergiu, em 2008/2009 com os Centros de Saúde de Alvalade, Benfica e Lumiar no que é hoje o Agrupamento dos Centros de Saúde de Lisboa Norte - a nossa atual organização comum. Foi um percurso de consolidação, de crescimento e de desenvolvimento.

O Centro de Saúde de Sete Rios (CS7R) perdura no imaginário da população e de muitos profissionais como uma referência assistencial, formativa e mediática - muitos se lembram certamente da fachada que repetidamente surgia na série televisiva "Médico de Família".

Como referência formativa é de salientar que o Instituto de Clínica Geral da Zona Sul bem como a Coordenação do Internato Médico da especialidade Clínica Geral/Medicina Geral e Familiar da Zona Sul estiveram sediados no nosso edifício. Ao longo dos anos, multiplicaram-se ações e eventos formativos no seu anfiteatro e nas suas salas. Milhares de profissionais de muitos centros de saúde passaram por cá, com destaque para internos e orientadores do internato de medicina geral e familiar. Foi também sede do Instituto de Qualidade e Saúde.

Muitos milhares de pessoas e famílias foram diligentemente acompanhadas e cuidadas pelas equipas multiprofissionais do "CS7R". Um legado de que todos podem e devem orgulhar-se.

Acolhendo instituições, iniciativas e organizações diversas, a imagem-marca Centro de Saúde 7 Rios está associada à ideia de uma organização viva, dinâmica, aberta, funcional e acolhedora, ao serviço de todos.

Muitos parabéns! Em particular aos que continuam a dar vida e a fazer a "alma" do Centro de Saúde de Sete Rios.

Eunice Carrapiço
Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Norte