Programa de Prevenção Universal "Eu e os Outros" e a COVID-19

E o imagem artigo sitesicad campanhas 1 690 400
29 Abril 2020

O Programa “Eu e os Outros” conta as histórias de um grupo de jovens com idades entre os 13 e os 19 anos, que crescem juntos numa cidade semelhante a muitas as outras cidades. As histórias são contadas através de um texto que segue rumos diferentes consoante as escolhas de quem o lê. Foram construídas várias histórias, cada uma com um personagem diferente, e que abordam temas ligados à adolescência. O/a leitor/a deve explorar a história pondo-se no lugar do personagem principal, pensando “o que é que ele/a faria nesta situação”. 

A Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP (ARSLVT) é responsável por operacionalizar a implementação do Programa na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Esta operacionalização é feita com a mobilização das Equipas de Prevenção, que são responsáveis pela formação de professores ou outros técnicos, pela monitorização da aplicação junto dos adolescentes e jovens e pela avaliação.             

Criado em 2007, o Programa “Eu e os Outros” é um Programa de Prevenção Universal promovido pelo SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. Tem vindo a ser implementado em todo o país, maioritariamente em contexto escolar, mas também em contexto comunitário e institucional.

O SICAD criou agora uma nova história, dirigida à situação de confinamento resultante do contexto de pandemia do COVID-19, cruzando-a com os riscos associados aos comportamentos aditivos. Com base na relação destes amigos, o/a leitor/a poderá explorar informação referente aos procedimentos, recursos disponíveis e sugestões de resposta a sentimentos que naturalmente emergem nestas o de situações.

É uma história sem respostas certas ou erradas, a partir da qual se pretende desencadear reflexões e conversas que ajudem a lidar melhor com sentimentos que nos são comuns a todos. 

Ao contrário das outras histórias, e considerando o contexto de confinamento, esta estará disponível a partir do site do SICAD, para todos os que se interessarem pelo tema, podendo servir de base a uma sessão de jogo em família, a uma aula sobre o tema ou até mesmo como suporte ao apoio psicológico online proporcionado por alguns técnicos. 

Os profissionais que pretendam utilizá-la no seu trabalho com jovens e adolescentes poderão solicitar ao SICAD – eu.outros@sicad.min-saude.pt - o envio de um manual de apoio, no qual encontrarão sugestões de temas de aprofundamento bem como sites adicionais de pesquisa e bibliografia disponível.

Se é professor, técnico de intervenção comunitária, técnico de saúde, familiar ou jovem dinamizador de grupos, da Região de Lisboa e Vale do Tejo e quer trabalhar a história "Eu enfrento o Covid-19 com os Outros - Eu e os Outros", as Equipas de Prevenção da DICAD estão disponíveis para lhe dar apoio técnico.

Pode contactar-nos através do email "dicad.prevencao@arslvt.min-saude.pt" ou pelo telefone 218425153.