Covid: 8 mil testes realizados no CHULN. Testes serológicos arrancam hoje

Transferir 1 690 400
21 Abril 2020

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte realizou em pouco mais de um mês oito mil testes de diagnóstico à Covid-19. Além do reforço de atividade nesta área, onde garante também rastreio a utentes de lares e de outros hospitais da região Sul, o Serviço de Patologia Clínica do CHULN começa hoje a efetuar testes serológicos quantitativos (IgM e IgG) a doentes e profissionais do centro hospitalar, que permitem aferir o grau de exposição ao novo Coronavírus.

A percentagem média de casos positivos do total de oito mil testes realizados entre 10 de Março e 19 de Abril de 2020, somando utentes e profissionais, é de 7%. Até ao último fim de semana foram feitos 1160 testes a profissionais do centro hospitalar.

Neste período, foram ainda efetuados 1200 testes a utentes de outros hospitais e lares. Na última semana, o Serviço de Patologia Clínica realizou, em média, maisde 300 testes diários, tendo atingido um máximo de 461 rastreios num único dia.