Luís Pisco participa na 2ª Webinar dedicada aos Cuidados de Saúde Primários

W10 1 690 400
07 Abril 2020

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e a Ordem dos Médicos (OM), realizaram, ontem, dia 6 de abril, a 2ª edição de Webinar "SNS para além da COVID-19", desta vez dedicada aos Cuidados de Saúde Primários, que contou com a participação do Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco.

Luís Pisco, enquanto responsável máximo da região de Lisboa e Vale do Tejo referiu algumas das medidas que foram necessárias implementar, assegurando assim, de forma coordenada, organizada e eficaz uma resposta à Pandemia COVID-19. "Em todas as nossas unidades de saúde, reduzimos toda a atividade programada, salvaguardando aquilo que são atividades importantes e imprescindíveis como sejam a saúde materno-infantil ou a vacinação". "Por outro lado e atendendo ao alargamento progressivo da expressão geográfica da pandemia COVID-19 em Portugal, e cumprindo os princípios de equidade,

qualidade e proximidade dos cuidados de saúde prestados à população, procedemos à reorganização dos
recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários e criámos 34 Áreas Dedicadas (ADC) à COVID19 em toda a região".

Luís Pisco referiu também a excelente e constante articulação que tem havido com todos os autarcas da região, que em conjunto tem permitido criar e alargar a rede de centros de teste (25) de diagnóstico para COVID-19 em toda a região.

"Crises como esta que todos estamos a vivenciar neste momento trazem à tona aquilo que temos e fazemos de melhor, e por isso, gostaria de saudar todos os profissionais que, diariamente, estão na linha da frente no combate a esta pandemia", concluiu. 

A Conferência, foi moderada por Alexandre Valentim Lourenço, Presidente da Secção Regional Sul da OM, e Alexandre Lourenço, Presidente da APAH, e contou ainda com os oradores Isabel Santos, Presidente do Colégio de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos e Vogal Efetivo do Conselho Regional Sul da Ordem dos Médicos e Gonçalo Envia, Membro da Direção do Colégio de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos.

Assista à Webniar AQUI