Presidente da ARSLVT visita ADC e centros de testes do Oeste

Caldas 1 1 690 400
06 Abril 2020

 

Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), visitou, na manhã de 01 de abril, os centros de testes e as Áreas Dedicadas à COVID-19 (ADC) das Caldas da Rainha e de Torres Vedras, pertencentes aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e do Oeste Sul, respetivamente. A iniciativa visou percecionar a realidade de cada uma das unidades e contactar com os profissionais, agradecendo o trabalho desenvolvido. 


Localizada no edifício do Centro de Saúde local, a ADC das Caldas da Rainha iniciou atividade a 21 de março numa das alas do edifício. Tal como as suas congéneres, está exclusivamente dedicada ao atendimento de doentes suspeitos de COVID-19 e é composta por médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e equipa de limpeza.


Nas imediações funciona o centro de testes das Caldas da Rainha. Instalado na Clínica Joaquim Chagas, o centro de testes está acessível a quem tenha prescrição teste à COVID-19, dada pela Linha SNS 24 ou por um dos médicos da ADC, sendo que a marcação é obrigatória.

A visita foi acompanhada por Ana Pisco, Diretora Executiva do ACES Oeste Norte. Recorde-se que no Oeste Norte também existem ADC em Alcobaça, Bombarral, Nazaré e Peniche.

 

Em Torres Vedras, a ADC está a funcionar na ala do centro de saúde tradicionalmente ocupada pela Unidade de Cuidados Personalizados (UCSP) de Torres Vedras. Uma tenda no exterior do edifício funciona como sala de espera. Todos os utentes sem sintomas de COVID-19 estão agora a ser atendidos na ala dedicada à USF Gama. À entrada desta unidade, um profissional de Enfermagem faz a validação da ausência de sintomas, mede a temperatura, higieniza as mãos e distribui máscaras.


Por sua vez, o centro de testes de Torres Vedras foi instalado no Centro de Educação Ambiental da Cidade, situado no Parque Verde da Várzea. A prescrição do teste é igualmente exigida, assim como a marcação.


Esta visita contou com a presença de António Martins, Diretor Executivo do ACES Oeste Sul. O ACES criou outras ADC na Lourinhã e em Mafra sendo que esta cidade também dispõe de um centro de testes.


Consulte aqui a lista de ADC e de centros de testes da Região.