Projeto Respirar+ em Sintra - Intervenção em Cuidados de Saúde Primários

Respirar sintra 1 690 400
08 Março 2020

 

A 10 de fevereiro de 2020 teve início a primeira Consulta de Doenças Respiratórias Crónicas (CDRC) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sintra e da ARSLVT, sob coordenação do médico Ricardo Afonso, especialista em MGF.

A CDRC é um projeto-piloto do ACES de Sintra, em parceria com o Serviço de Pneumologia do Hospital Fernando da Fonseca, que integra uma consulta interdisciplinar, um programa de Reabilitação Respiratória e a promoção de atividades de Literacia em Saúde (para utentes e profissionais de saúde), na área das Doenças Respiratórias Crónicas.

A CDRC tem como população-alvo os utentes referenciados pelos médicos de família de três unidades funcionais do ACES Sintra e de uma UCSP (desde que cumpram os critérios de referenciação estabelecidos) e da consulta de Pneumologia do Hospital Fernando Fonseca com DPOC Gold B e C estáveis e/ou asma controlada. O projeto tem como objetivo futuro abranger todo o ACES de Sintra.

A equipa da CDRC é composta pelos especialistas em Medicina Geral e Familiar Ricardo Afonso e Ana Filipe, pelos enfermeiros especialistas em Reabilitação, Anunciação Jaime e Amílcar Alves, pelas assistentes técnicas Sandra Santos e Ivone Lourenço, pela técnica de Cardiopneumologia da ARSLVT, Alexandra Ruivo, pela psicóloga Cássia Monteiro e pela enfermeira/nutricionista Lurdes Veigas.

A CDRC está em estreita articulação com a Rede de Espirometrias, sediada em Massamá, com o intuito de se efetuar um diagnóstico mais precoce destas doenças, contribuindo assim para o controlo terapêutico e, consequentemente, redução da morbilidade/ internamentos e mortalidade prematura.
Os utentes seguidos nesta consulta são integrados num programa de Reabilitação Respiratória de acordo com o preconizado na Orientação nº 14/2019 de 07/08/2019 da DGS para os CSP.

A consulta visa promover o autocuidado e gestão de autocontrolo da doença (aumentando a adesão à terapêutica), diminuir as exacerbações, os internamentos e a abstenção laboral, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida destes utentes. A melhoria da cobertura vacinal é também um dos objetivos traçados.


Os cuidados de proximidade são a chave deste projeto, que pretende contribuir para a melhoria da gestão do percurso do utente com Doença Respiratória Crónica (desde o diagnóstico até à Reabilitação).


Artigo da autoria de Ana Filipe (1,5), Amílcar Alves (2,5) Anunciação Jaime (3,5), Ricardo Afonso (4,5)
1 Interna de Formação Específica em MGF, USF Albasaúde, ACES Sintra
2 Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, ECCI ACES Sintra
3 Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação, ECL ACES Sintra
4 Especialista em MGF, USF Natividade, ACES Sintra
5 Consulta de Doenças Respiratórias Crónicas, ACES Sintra