ACES Almada Seixal realiza o II Congresso nacional da AUCC

Img 5427 1 690 400
03 Março 2020

O Auditório dos Serviços Municipais do Seixal foi o palco escolhido para a realização do II Congresso Nacional da Associação das Unidades na Comunidade (AUCC). O evento contou com 171 participantes, 30 posters científicos e 4 comunicações livres. Estiveram representadas diversas entidades regionais e nacionais, o que enriqueceu o debate.

O dia de trabalho permitiu revisitar a carteira de serviços da UCC: gestão da saúde, gestão da doença e intervenção comunitária. Iniciou-se num debate centrado nos conceitos da normalização, universalização, integração e multidisciplinaridade, e estendeu-se ao longo do dia com exemplos de inovação e boas práticas.

O encerramento da sessão contou com a honrosa presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, que se referiu às UCC como o "maior tesouro por explorar no SNS", tendo reiterado a importância destas unidades funcionais para a saúde das populações. Informou ainda que as 5 recomendações priorizadas para este ano, oriundas do relatório do Grupo de Trabalho das UCC, serão para avançar.