X Encontro "A Escola e a Diabetes"

Dscn7674 1 690 400
27 Fevereiro 2020

A equipa da Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu, no passado dia 14 de fevereiro, o X Encontro “A Escola e a Diabetes Mellitus Tipo 1”, um evento direcionado para a comunidade escolar que pretende juntar profissionais de saúde e de educação de modo a desmistificar a doença.

Este Encontro foi centrado na análise do primeiro Manual de formação para apoio aos profissionais de saúde e de educação da Direção-Geral da Saúde (DGS), tendo sido debatidas, ao longo do dia, várias temáticas relacionadas com a Diabetes Mellitus Tipo 1 como: a gestão do regime terapêutico – insulinoterapia funcional; a autovigilância e autocontrolo; como atuar nas complicações agudas; a atividade física; a alimentação; a intervenção das equipas de saúde escolar, entre outros.

A 10.ª edição do Encontro a Escola e a Diabetes contou com a presença de mais de 90 profissionais da comunidade escolar, entre professores, auxiliares e profissionais de saúde.

A equipa de Diabetes Pediátrica realiza, desde 2010, dois encontros anuais, um direcionado para a comunidade escolar e outro para as crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1 seguidos no CHBM e suas famílias.