“Conversas com…” Fátima Carioca

Carioca 2 1 690 400
21 Fevereiro 2020

 

A mais recente edição das “Conversas com…”, o ciclo de conferências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), teve como convidada Fátima Carioca, Dean da AESE Business School. O evento decorreu na sede da ARSLVT, em Lisboa, a 18 de fevereiro.

 

 

Licenciada em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, mestre em Engenharia de Sistemas e Computadores e doutorada em Gestão, Fátima Carioca abordou o tema “As Pessoas e os Novos Contextos de Trabalho”. Nesse sentido, a também professora na área do Fator Humano na Organização da AESE Business School defendeu que o mundo laboral tem hoje novas funções e profissões, novas competências e novas gerações.

 



Defendendo que as organizações devem alicerçar-se no passado, viver o presente e projetar o futuro, Fátima Carioca caracterizou as quatro gerações atuais: os baby boomers, a geração X e as gerações Y e Z, dando pistas para que as organizações se adaptem às caraterísticas destas últimas. Para a preletora, a chave do sucesso encontra-se no quadrinómio composto por liderança, gestão, talento e colaboração.

 

Na sessão interveio ainda Ana Harfouche, responsável pela equipa promotora das “Conversas com….”, que fez uma retrospetiva das sessões já realizadas.

Com o propósito de dinamizar a cultura e o espírito incorporados na Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a ARSLVT está a desenvolver um conjunto de ações promotoras de uma interação entre os dirigentes e ao mesmo tempo com o mundo do conhecimento.

Através das “Conversas com…”, a ARSLVT pretende dinamizar a cultura e o espírito da instituição, bem como a troca de experiências com valor acrescentado para a implementação de medidas que melhorem as metas e os indicadores globais da Região no âmbito da Agenda 2030.