Academia de Formação da ARSLVT promove ação de Mass Training para 485 jovens

Mt2 1 690 400
19 Fevereiro 2020

A Academia de Formação da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) promoveu no passado dia 10 de fevereiro, em Alpiarça uma ação de "Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV)".

A UCC Almeirim e Alpiarça do ACeS Lezíria detém a responsabilidade operacional de implementação do Plano Nacional de Saúde Escolar, pelo que no seu plano de ação realizado com o Agrupamento de Escolas José Relvas de Alpiarça foi incluída a realização de uma atividade de "Mass Training em SBV", coorganizada com o INEM e com a Academia de Formação da ARSLVT, IP.

Esta ação de Mass Training em SBV formou nesta área 485 jovens do 5º ao 12º ano letivo + 44 professores, juntando cerca de 57 formadores reconhecidos e provenientes de diversas unidades e/ou instituições de saúde.

Assim, este Mass Training contou com a colaboração da Câmara Municipal de Alpiarça, Junta de Freguesia de Alpiarça, ACES Lezíria, ACES Médio Tejo, Hospital Distrital de Santarém, Comando Distrital de Proteção Civil de Santarém, Bombeiros Municipais de Alpiarça, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almeirim e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos e profissionais da bolsa de formadores em SBV da ARSLVT.

Os jovens de Alpiarça puderam vivenciar uma manhã diferente e adquirir competências de cidadania que ajudam a salvar vidas, contando com o entusiasmo de todos os formandos e formadores. Eeste Mass Training em SBV realizado em Alpiarça constituiu-se como um momento de aprendizagem e treino supervisionado na área de intervenção dos Primeiros Socorros, inserida no Eixo Estratégico "Ambiente Escolar e Saúde" do Programa Nacional de Saúde Escolar.

Distribuídos por 40 grupos, os alunos e professores da Escola EB 2,3+S José Relvas de Alpiarça foram acompanhados por formadores certificados, sendo cada grupo dotado de um manequim de simulação.

Esta ação de formação foi devidamente certificada, sendo que logo após a mesma, foram entregues os respetivos certificados aos alunos e professores presentes.