ARSLVT inicia processo de contratualização com hospitais

Contratualizacao 1 1 690 400
19 Fevereiro 2020

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) deu início, a 14 de fevereiro, ao ciclo deste ano de reuniões de contratualização com os hospitais da Região. Como é habitual, este conjunto de reuniões decorrem na sede da ARSLVT, em Lisboa, e visam estabelecer objetivos contratuais relativamente à atividade assistencial dos hospitais do SNS.

Procurando responder às necessidades em saúde dos cidadãos, o processo de contratualização de cuidados de saúde envolve a ARSLVT, os hospitais e, em articulação, os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região. Assim, além dos CA hospitalares e das direções dos ACES, nestas reuniões também participam Laura Silveira e Anabela Barata, Vice-presidente e Vogal da RSLVT, respetivamente, além dos elementos do Departamento de Planeamento e Contratualização da ARS. A primeira reunião foi com o Conselho de Administração (CA) do Hospital Prof. Fernando da Fonseca.

Recorde-se que as ARS desenvolvem, em articulação com o Plano Nacional de Saúde delineado pela Direção-Geral da Saúde, os respetivos Planos Regionais de Saúde. Estes estão na base dos Planos Locais de Saúde definidos pelas várias unidades de saúde, que assim estabelecem objetivos e as estratégias de como os alcançar, contratualizando-os com a respetiva ARS.