Inaugurados bloco operatório e bloco de partos do Hospital Distrital de Santarém

Santarem 1 1 690 400
13 Fevereiro 2020


O Primeiro-ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, inauguraram, a 7 de fevereiro, o Bloco Operatório Central e Bloco de Partos do Hospital Distrital de Santarém (HDS). O evento contou com a presença de Luís Pisco, Laura Silveira e Nuno Venade, Presidente, Vice-presidente e Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), respetivamente, bem como de Carlos ferreira, Diretor Executivo do Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Lezíria. 

A requalificação destas duas unidades do HDS representa um investimento total de cerca de 6,5 milhões de euros, dos quais 4,1 milhões em obras e 2,4 milhões em equipamentos. Este investimento irá permitir reforçar a capacidade de resposta daquele hospital ao nível das intervenções cirúrgicas e do número de partos.    


Na cerimónia, Marta Temido anunciou que o número de doentes em lista de espera para consultas há mais de um ano baixou 40% em 2019. «Nunca houve tão poucos doentes à espera de uma consulta hospitalar como no ano de 2019», afirmou a Ministra da Saúde. Estes dados, juntamente com as novas condições dos blocos do HDS, são "a prova de que se continuarmos a insistir e a trabalhar conseguimos apresentar resultados aos portugueses". 
     

 

Por sua vez, António Costa destacou o maior reforço de sempre no Serviço Nacional de Saúde (SNS) através da dotação extra de 941 milhões de euros no Orçamento do Estado. de acordo com Primeiro-ministro, on HDS tem agora "mais e melhores condições para atrair profissionais e fazer no SNS o que está a ser feito fora".  



Já Ana Infante, Presidente do Conselho de Administração do HDS, salientou que o hospiutal está em condições de "rentabilizar a capacidade instalada" dos dois blocos.

 


Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém elogiou o profissionalismo dos profissionais e chamou a atenção para o tempo que as obras demoraram.