Helena Costa homenageada por colegas e amigos

F2 1 690 400
11 Fevereiro 2020

O Auditório do Centro Cultural de Cascais, foi o palco escolhido para homenagear Helena Baptista da Costa, médica de Medicina Geral e Familiar, e que nestes últimos dez anos, esteve à frente dos destinos do ACES de Cascais.

Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), teve a honra de apresentar o vasto percurso profissional e pessoal de Helena Costa. "Homenagear a Helena Baptista Costa é fazer jus à dimensão dos seus contributos para o Serviço Nacional de Saúde", começou por referir.

Perante uma plateia composta por colegas e amigos, bem como profissionais de várias áreas da medicina e da Saúde, Luís Pisco foi categórico: “O seu empenho e dedicação à causa pública, à melhoria dos cuidados de proximidade e do estado de saúde da população, fazem da Helena Baptista Costa um nome de referência da Saúde portuguesa – quer seja enquanto médica, quer seja enquanto gestora. Tudo isto coabita com uma enorme humildade e disponibilidade. Várias vezes evitando as “luzes da ribalta”, a Helena Baptista Costa não se coíbe de expressar as suas opiniões e de surpreender mesmo quem com ela priva há muitos anos. Constantemente irrequieta e curiosa, a Helena Baptista Costa conseguiu transmitir esse espírito dinâmico não só às equipas com quem trabalhou, mas também aos parceiros da comunidade – com quem sempre procurou estabelecer pontes de entendimento e cooperação. Acredito piamente que com esta homenagem estaremos a honrar todo um percurso de vida que deve ser estimado e partilhado – pois é um excelente exemplo para todos os que trabalham ou vão trabalhar na Saúde em Portugal".

Licenciada em Medicina e Cirurgia e especializada em Medicina Geral e Familiar, Helena Baptista da Costa esteve na origem da formação das Unidades de Saúde Familiar (USF) e abraçou outras causas como o desenvolvimento e reforço dos Cuidados Paliativos. O programa “Cascais sem diabetes” foi o seu mais recente desafio, massificar em todo o concelho o diagnóstico da Diabetes tipo 2 com o propósito de mitigar os efeitos desta doença através da prevenção.

Na hora de deixar a direção do ACES Cascais Helena Baptista da Costa deixa uma garantia – “Estou por aí” – e um conselho a quem a suceder: “O que mais me ocorre é aconselhá-lo a trabalhar com as pessoas e não contra as pessoas, porque são elas que fazem os resultados”.

Apesar de abandonar este ano o cargo que ocupou nos últimos dez anos, Helena Baptista da Costa, uma referência na medicina geral e familiar, deixa uma garantia: “Estou disponível e vou continuar a ter esta paixão pela saúde”, disse na hora da homenagem que muitos cascalenses, e a própria Câmara Municipal de Cascais, lhe dedicaram reconhecendo-lhe o papel importante que teve, no concelho de Cascais, na defesa dos Cuidados de Saúde Primários.

Estiveram presentes na cerimónia de homenagem a Helena Costa, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, entre muitas outras individualidades.