Parentalidade em destaque no CHBM

Sessao parentalidade2 1 690 400
29 Janeiro 2020

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu, no passado dia 24 de janeiro, uma conferência sobre parentalidade, com o tema “Para além do amor”. Esta é a primeira de um ciclo de conferências promovidas pelo Serviço de Pediatria em parceria com o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, que pretende debater relacionamentos saudáveis e equilibrados entre adultos e crianças, ensinar quais os sinais de alerta nas diferentes fases do desenvolvimento e repensar alguns desafios habituais.

Ao longo da manhã foram debatidas várias temáticas, relacionadas com o desenvolvimento das crianças com idades entre os 0 e os 6 anos, como: a integridade e responsabilidade em parentalidade; os sinais de alerta na relação mãe-bebé; a importância do movimento e do afeto; o que são e para que servem as birras.

A responsável da Consulta de Neurodesenvolvimento do CHBM, Isabel Bretes, apresentou ainda o conceito “ESSENCE”, que corresponde a crianças com um conjunto de sintomas e sinais comuns a vários síndromes, como o autismo ou a hiperatividade, entre outros, que podem ou não vir a ter um neurodesenvolvimento e um comportamento convencionais.

Esta primeira conferência teve como público alvo os técnicos das Equipas de Intervenção Precoce (EPI) da área de abrangência do CHBM (Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo), uma vez que são estes profissionais que fazem intervenção nas crianças até aos 6 anos. Contou ainda com a presença de elementos das equipas de Setúbal, Palmela e Alcácer do Sal, entre outros profissionais de saúde, num total de cerca de 100 participantes.