Cortes d’Almeirim: a 1ª USF de 2020 na Região

Almeirim 1 1 690 400
29 Janeiro 2020

 

O Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, assinalou o início de atividade de mais uma Unidade de Saúde Familiar (USF) da ARSLVT – a USF Cortes d’Almeirim. A cerimónia decorreu a 24 de janeiro, no centro de saúde local, que ali viu “nascer” a primeira USF de 2020 em Lisboa e Vale do Tejo. No evento também estiveram participaram Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Carlos Ferreira, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, e Mariana Salgado, Coordenadora da unidade. Com a criação desta USF, cerca de 2.000 utentes passam a ter médico de família.


Aumentar a acessibilidade e satisfação dos utentes, prestando cuidados de saúde de qualidade são os objetivos que presidiram à constituição da USF Cortes d´Almeirim. Composta por 6 médicos, 7 enfermeiros e 7 assistentes técnicos, a USF está a dar resposta a 12.600 utentes, sendo que em fevereiro passará a contar com mais um especialista em Medicina Geral e Familiar.

 


Luís Pisco destacou o facto de esta ser a primeira USF no concelho de Almeirim e de ser a primeira USF da Região a ser lançada em 2020. Parabenizando a equipa e elogiando a colaboração com o município, o Presidente da ARSLVT salientou que “além do cumprimento das tarefas constantes da carta de compromisso, os profissionais da USF vão desenvolver consultas multiprofissionais de cessação tabágica e de cuidados podológicos.                                    


Por sua vez, Pedro Ribeiro salientou o apoio do município ao setor da Saúde, procurando dar um contributo efetivo aos anseios da população em matéria de Cuidados de Saúde Primários.


Palavras de imensa gratidão e apreço foram transmitidas por Mariana Salgado, Coordenadora da USF Cortes d’Almeirim, aos colegas de equipa e da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Almeirim. Os agradecimentos foram igualmente dirigidos à direção do ACES, ARSLVT e da Câmara Municipal.

A equipa da USF Cortes d’Almeirim está, desde a semana passada, a assegurar a prestação de cuidados de saúde aos utentes inscritos nas unidades de Fazendas de Almeirim, Paços dos Negros e Marianos, deslocando-se a essas localidades. Além disso, a USF abrange utentes que estavam inscritos na Unidade de Cuidados Personalizados (UCSP) de Almeirim, sendo que 2.000 desses utentes não tinham médico de família atribuído.


A cerimónia de 24 de janeiro também incluiu a assinatura de um protocolo entre a ARSLVT e a Câmara Municipal de Almeirim para a cedência de uma viatura por parte do município à USF Cortes d’Almeirim.


 

A colaboração com aquela edilidade ribatejana estende-se à pequena remodelação do espaço agora ocupado pela USF no edifício do Centro de Saúde de Almeirim. As instalações da USF são compostas por 7 gabinetes de consulta médica, 5 gabinetes de enfermagem e 2 salas de tratamento. Estima-se que em breve a unidade passe a ter consultas de Medicina Dentária.

 


Na sessão também esteve presente Nuno Venade, Vogal do Conselho Diretivo da ARSLVT, e Eunice Carrapiço, Coordenadora da Equipa Regional de Apoio (ERA) aos Cuidados de Saúde Primários da ARSLVT, entre outras individualidades.