10 Anos de Sistemas de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina no CHBM

Transferir 1 690 400
06 Janeiro 2020


O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinala, no ano do seu 10.º aniversário, os 10 anos da colocação dos Sistemas de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (SPSCI) em doentes adultos com Diabetes, tendo sido o 1º Centro de colocação de bombas a sul do país.

Estes sistemas são dispositivos médicos que fornecem aos doentes diabéticos insulinas de ação rápida ou ultrarrápida, de uma forma contínua e de modo a simularem o funcionamento fisiológico do pâncreas.

A colocação das bombas de insulina permite um melhor controlo metabólico, uma menor flutuação da glicémia, bem como a diminuição do risco de hipoglicémia. Possibilitam, ainda, uma maior flexibilidade alimentar do doente e também diminuem o risco de ocorrer alterações da gordura corporal.

Atualmente são seguidos 25 doentes com Sistemas de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina no CHBM, com idades entre os 18 e os 57 anos.

Na Pediatria também foi iniciada a colocação destes dispositivos, em fevereiro de 2013, para permitir uma melhor qualidade de vida às crianças com esta patologia, sendo atualmente seguidos 44 doentes pediátricos com SPSCI.