ARSLVT dá as boas-vindas a 179 internos

Internos 1 1 690 400
09 Janeiro 2020

 

A cerimónia de receção aos 179 médicos internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) e de Saúde Pública (SP) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) realizou-se na manhã de 3 de janeiro, no auditório da Escola Superior de Tecnologias de Saúde, no Parque das Nações. Motivação, desafios, satisfação e realização profissional foram as palavras-chave.  

 

 

 

Luís Pisco, Presidente da ARSLVT, Cecília Shinn, Coordenadora do Internato Médico de MGF e Rui Portugal, Coordenador do Internato Médico de SP da Região, fizeram “as horas da casa” e dirigiram à plateia as primeiras palavras de acolhimento.

 



Luís Pisco felicitou os internos no que toca às especialidades médicas escolhidas e fez uma breve caraterização da Região. Não esquecendo os desafios que se colocam a todos os que trabalham em Lisboa e Vale do Tejo, o Presidente da ARSLVT lembrou que está a ser feito um grande investimento na formação e retenção de recursos humanos, bem como na construção de novos equipamentos e na criação de novas equipas.

Desejando os maiores sucessos na nova fase das suas carreiras, Luís Pisco concluiu que “os internos são a aposta da ARSLVT”, pelo que têm ao seu dispor uma formação de reconhecida qualidade nacional e internacional.

 

 

Por sua vez, Cecília Shinn e Rui Portugal fizeram uma contextualização sobre a área de atuação da MGF e da SP, respetivamente. A primeira coordenadora também recordou a história da Medicina Geral e Familiar. Rui Portugal salientou a importância dos especialistas em Saúde Pública serem chamados em decisões políticas que visem ganhos em saúde e o combate às desigualdades.

Catarina Viegas Dias, médica de família na UCSP Olivais, docente na Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa e assessora no Infarmed, abordou as várias formas de esclarecer dúvidas clínicas.

 



Na segunda parte da cerimónia de receção aos internos, Adalberto Campos Fernandes, docente na Escola Nacional de Saúde Pública e ex-Ministro da Saúde, falou sobre “Estratégia em Saúde Pública”.

Na edição deste ano, a cerimónia de receção aos internos da ARSLVT contou com a presença de Gonçalo Envia, que apresentou o Colégio de Especialidade de MGF da Ordem dos Médicos e recordou a existência do Conselho Nacional dos Médicos Internos.

De seguida, Paulo Guariento e Juan Pereira, das comissões de internos de MGF e de SP, respetivamente, deram a conhecer a atividade das entidades que representam e a forma como as mesmas podem apoiar os jovens médicos ao longo do internato de especialidade. Abordou-se ainda a colaboração entre as duas especialidades.

Por último, Vera Silva e Duarte Vital Brito falaram em nome da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.