Hospital Distrital de Santarém distinguido com o prémio “Investir em Saúde”

F1 1 690 400
11 Outubro 2019

O Projeto Centro de Cirurgia Bariátrica do Hospital Distrital de Santarém recebeu o prémio “Investir em Saúde”, na categoria “Value-based Healthcare”.

O Jornal de Negócios/Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) e com o apoio da Janssen, distinguiu, durante a 4.ª edição da Conferência “Investir em Saúde – Financiar Anos de Vida”, os melhores trabalhos científicos e não científicos com o objetivo de reconhecer e premiar as boas práticas na área da saúde.

Considerando que a população mundial é superior a 7 biliões, que 51,6% da população na UE tem excesso de peso (em Portugal, 53,6%), que 4 milhões de mortes em 2015, resultaram desta patologia, que estão envolvidos elevados custos diretos e indiretos para a sociedade (Portugal, 2002, 500 m€), o Centro de Cirurgia Bariátrica posiciona-se como um catalisador na otimização do processo, contribuindo para a solução deste flagelo. Foram tratados cerca de 450 doentes/ano e intervencionados cerca de 100 doentes/ ano, com uma equipa dedicada e com parcerias / partilha de risco. Foi e continua a ser possível, assegurar mais qualidade e melhor acesso destes doentes, melhorando os outcomes e diminuindo os custos.