ACES Médio Tejo e CMT assinalam 40 anos do SNS

A 1 690 400
09 Outubro 2019

"O Serviço Nacional de Saúde pode ser visto como um símbolo de união e partilha de responsabilidades e preocupações entre todos os portugueses. Foi partindo deste pressuposto que há alguns meses se iniciaram os preparativos deste evento. Ao longo de várias semanas foram promovidas abordagens por forma a congregar numa caminhada simbólica diferentes quadrantes da sociedade civil.

No dia 27 de setembro às 15 horas em Tomar, O Agrupamento Centros Saúde (ACES) Médio Tejo em parceria com a Camara Municipal de Tomar realizou uma caminhada simbólica comemorativa dos 40 anos do SNS. Foi possível juntar cerca de 60 pessoas entre utentes, profissionais de saúde, e representantes da Câmara Municipal de Tomar(CMT) e do ACES Médio Tejo.

O percurso foi escolhido de forma a poder integrar sem dificuldade de maior todos os participantes, evitando a exposição prolongada ao sol e o fácil acesso ao longo do percurso a pontos de água.

 

Também houve a preocupação de percorrer locais com história e apreciar alguns espaços simbólicos da cidade como a Mata Nacional dos Sete Montes criada pela Ordem de Cristo, a passagem por algumas ruas e praças da zona antiga da cidade, o rio Nabão e a roda do Mouchão. 

Foram oferecidas garrafas de plástico reutilizáveis que foram cheias com agua da rede hídrica municipal aproveitando este momento para reforçar preocupações ambientais junto dos presentes. Estes aspetos acabam por promover a sustentabilidade e a literacia da população princípios comuns aos do nosso SNS.

A caminhada decorreu tranquilamente tendo gerado nos presentes sentimentos de bem estar e o reconhecimento da necessidade da realização de atividade física regular.

Momentos como este são sem dúvida para recordar..."