CH Barreiro-Montijo: Melhoria do isolamento das coberturas com o Programa POSEUR

Capturar 7 1 690 400
04 Outubro 2019


Ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética, o Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro vai melhorar o isolamento das suas coberturas. Com um investimento de mais de 900 mil euros, a obra teve início no presente mês de setembro e prevê-se que esteja concluída em março de 2020.

Esta é a primeira intervenção feita no âmbito do POSEUR, que tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no HNSR, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício, e contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes da Instituição.

Para além desta intervenção, estão também previstas outras medidas, tais como a colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos; a substituição de iluminação do tipo LED; a instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada” (GTC); novos fan coils para climatização das enfermarias; e substituição dos chillers, das Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e das caldeiras atuais por equipamentos mais eficientes.

Prevê-se que o investimento com este Programa venha a ter um impacto de redução nos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros/ano.