UCC de Abrantes assinala o seu 1º aniversário

1a 1 690 400
01 Outubro 2019

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Abrantes comemorou no passado dia 25 de setembro, o seu primeiro ano de atividade.

Para assinalar esta data foram desenvolvidas atividades no âmbito da Parentalidade Positiva, uma temática central e marcante no ciclo vital. Destinou-se a grávidas/casais, mamãs e familiares, com um total de 36 participantes.

Por si só, a gravidez é um momento do ciclo de vida cuja possibilidade de intervenção “ultrapassa os ganhos associados ao seu desfecho, nomeadamente na modificação dos hábitos e comportamentos que se prolongam ao longo do ciclo de vida da mulher, da criança e de todo o agregado familiar” (DGS).

 

A adaptação a esta fase envolve aspetos fisiológicos e emocionais. Promover transições mais positivas e saudáveis é o objetivo da UCC através dos cursos de preparação para o Nascimento e Parentalidade, onde a partilha permite empoderar os casais, consciencializar a mulher do seu corpo e ajudá-la a perceber como usar os seus recursos internos na gravidez, no parto e na parentalidade.

Fizeram parte da atividade: Exercícios na gravidez, Massagem ao Bebé e as temáticas da vinculação e do sono do bebé. Pretendeu-se uma abordagem interativa e de aprendizagem dinâmica.

Contou com a presença do presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, da Vereadora Celeste Simão, do presidente da União de Freguesias de Abrantes, Bruno Tomás e do secretário João Marques.

Esta ação decorreu na sequência dos Cursos de preparação para o Nascimento e Parentalidade promovidos pela equipa multiprofissional da UCC de Abrantes.