Criado grupo de trabalho para estudar criação de novo hospital para a região Oeste

Final 1 690 400
10 Setembro 2019

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), a Comunidade Intermunicipal e o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) firmaram esta segunda-feira um protocolo, nas Caldas da Rainha, para a criação de um grupo de trabalho para começar a trabalhar no novo hospital para a região.

Francisco Ramos, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que presidiu à assinatura do protocolo referiu que «O Ministério da Saúde pretende apoiar esta iniciativa de estudar a questão de forma integrada entre os responsáveis da saúde e as autarquias locais, na expectativa de chegar a uma solução que dê resposta às necessidades atuais e futuras da região Oeste».

Elsa Baião, Presidente do Conselho de Administração do CHO defendeu que o novo hospital deverá ter as valências existentes nas unidades atuais e outras que possam ser criadas. «Faz sentido que a estrutura seja o mais robusta possível em termos de capacidade de resposta para reter os doentes sem sobrecarregar os hospitais de Lisboa, com vantagens para as pessoas e para os hospitais, que estão muito sobrecarregados», considerou.

O CHO integra os hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche e serve cerca de 300 mil habitantes daqueles três concelhos, assim como de Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã e parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro).