Secretária de Estado da Saúde inaugura USF Extramuros

Extram 1 1 690 400
22 Agosto 2019

 

A mais recente Unidade de Saúde Familiar (USF) de Loures foi inaugurada por Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde, a 22 de agosto, em S. João da Talha. Com uma equipa empreendedora, a USF Extramuros tem capacidade para dar resposta aos cerca de 11.000 utentes oriundos da União de Freguesias de Santa Iria da Azóia, Bobadela e S. João da Talha.


Laura Silveira e Rui Vieira, Vice-presidente e Vogal da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), respetivamente, acompanharam Raquel Duarte na cerimónia. O descerrar da placa inaugural contou ainda com a participação de Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ileine Lopes, Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Loures-Odivelas, e de Mariana Portugal, Coordenadora da USF.


A clara aposta no reforço da capacidade organizacional, melhorando o acesso, as condições assistenciais e a qualidade dos serviços prestados, são os objetivos major da equipa da USF Extramuros. Composta por 6 médicos, 6 enfermeiros e 4 secretários clínicos, a equipa tem inscritos cerca de 8.000 utentes mas tem capacidade para dar resposta aos cerca de 11.000 utentes oriundos da União de Freguesias de Santa Iria da Azóia, Bobadela e S. João da Talha, que assim ficaram com médico de família atribuído.

 


A unidade inaugurada pela Secretária de Estado da Saúde funciona todos os dias úteis, entre as 8 e as 18 horas, em instalações recentemente adaptadas.

Na sua intervenção, Raquel Duarte salientou a importância dos profissionais na criação de equipas dispostas a abraçar novos desafios e a dar novas respostas aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS),através das USF. A governante felicitou todos os profissionais por serem mais um caso de sucesso rumo ao objetivo de dar médico de família a todos os utentes. 


A esse propósito, Ileine Lopes explicou que a USF Extramuros tem inscrições abertas para utentes oriundos das freguesias que “rodeiam” a unidade de saúde, Santa Iria da Azoia, Bobadela e S. João da Talha.


Já Bernardino Soares congratulou a equipa da USF Extramuros e solicitou a criação de mais USF, modelo organizativo que melhora o acesso dos utentes a cuidados de saúde.