Equipa do CRI do Ribatejo marca presença no Festival Bons Sons

Equipa 1 1 690 400
21 Agosto 2019


A equipa de Redução de Riscos e Minimização de Danos do Centro de Respostas Integradas do Ribatejo – uma das 8 UIL da DICAD da ARSLVT – marcou presença do Festival Bons Sons, que decorreu entre os dia 8 e 11 de agosto de 2019, na aldeia de Cem Soldos, em Tomar.

A intervenção decorreu nos dias 9 e 10, entre as 14h e as 2h e focou-se essencialmente numa abordagem de outreach que permitiu ir ao encontro dos frequentadores com informação sobre o consumo substâncias psicoativas, nomeadamente álcool e canábis, e distribuição preservativos (cerca de 370 preservativos) e informação sobre sexo seguro. A organização do evento estima que tenham participado cerca de 9.000 pessoas em cada um dos dias e a equipa estima que diariamente tenha contactado com cerca de 300 pessoas.


No recinto efetuaram-se testes de alcoolémia (30 testes) e monóxido de carbono (60 testes) que permitiram uma abordagem ao consumo de tabaco. A equipa no recinto disponibilizou também informação sobre enquadramento legal do consumo e posse de substâncias licitas e ilícitas.


Esta intervenção foi desenvolvida em parceria com a organização do Festival Bons Sons, com o grupo de técnicos voluntários do Posto Médico Avançado (Técnicos de Emergência Pré-hospitalar, Enfermeiros e Médicos e técnicos da Cruz Vermelha) e com a Cruz Vermelha Portuguesa (Centro Humanitário Abrantes/ Tomar).