“SNS - 40 anos, 40 rostos” em Tomar

40anos40rostos tomar6ni 1 690 400
21 Agosto 2019


A exposição “SNS - 40 anos, 40 rostos” foi inaugurada, no Dia Mundial da Fotografia, na Unidade Hospitalar de Tomar. Depois de inaugurada pela Ministra da Saúde, Marta Temido, em Torres Novas, a exposição apresenta-se agora em Tomar, tendo sido oficialmente aberta, com a presença da presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas.

Esta mostra fotográfica parte do rosto de António Arnaut, “pai do SNS”, para os rostos dos que diariamente constroem o SNS. Rostos de profissionais que estão desde 1979 a trabalhar no SNS e continuam ainda em funções no CHMT, EPE, e rostos de profissionais que nasceram no ano em que o SNS iniciou a sua caminhada e que, este ano, completam 40 anos de idade. Tal como o SNS.


A exposição termina com rostos de bebés nascidos no CHMT, EPE, este ano de 2019 representando o desenvolvimento de um SNS que se expande e prolonga para o Futuro.

Em sessão realizada no auditório da Unidade Hospitalar de Tomar, Elisabete Governo, Cátia Costa e Isilda Poupino representaram os funcionários que têm os seus rostos nesta mostra fotográfica.


Isilda Poupino lembrou a sua chegada ao SNS, em 1979, e o percurso profissional que fez ao longo destes 40 anos. “Entrei ao serviço há quarenta anos e dois meses” disse, afirmando “ser com orgulho que represento aqui o passado e o presente. A Cátia e a Elisabete, ambas com 40 anos de idade, representam o presente e o futuro”.

Quer Catia Costa, assistente técnica, quer Elisabete Governo, enfermeira, deram também o seu testemunho pessoal assumindo que se sentem profissionais realizadas e muito compensadas pela escolha que fizeram em trabalhar no Serviço Nacional de Saúde.

Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do CHMT, EPE, na sua intervenção frisou a evolução do Serviço Nacional de Saúde, nos seus 40 anos de vida, reforçando a aposta do CHMT, EPE, quer em meios tecnológicos de vanguarda, quer em recursos humanos, com a recente entrada de novos especialistas, num total de nove, o que demonstra “a preferência dos recém-especialistas pelo CHMT, não só os que fizeram cá o internato, como também os que vêm de fora”.

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, fez a intervenção de encerramento da sessão, agradecendo “a todos os funcionários presentes o trabalho diário que fazem em prol dos cidadãos da região”, destacando que “mais do que cada uma das suas Unidades, Tomar, Torres Novas ou Abrantes, o Centro Hospitalar do Médio Tejo serve toda a Região, e devemos dar nota e reconhecer o excelente trabalho que aqui se faz, os excelentes equipamentos que temos e que servem os nossos concidadãos e, também, os de fora da Região”.

A exposição “SNS 40 anos, 40 rostos” pode ser vista na entrada principal da Unidade Hospitalar de Tomar até ao final do mês de Setembro.