João Oliveira é o novo presidente do Grupo Hospitalar dos IPO

Jo o oliveira nv 1 690 400
19 Agosto 2019

O presidente do Conselho de Administração (CA) do IPO Lisboa é o novo presidente do Conselho de Direção do Grupo Hospitalar Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (GHIPOFG). João Oliveira foi nomeado por um período de três anos e sucede a Francisco Ramos, atual Secretário de Estado da Saúde.

O GHIPOFG foi criado em 2014 e é constituído pelos IPO de Lisboa, Coimbra e Porto, os três centros de referência portugueses na área da oncologia, criados, respetivamente, em 1923, 1962 e 1974.

O Conselho de Direção do grupo hospitalar é composto pelos presidentes dos três institutos: Rui Henrique, presidente do CA do IPO Porto; Margarida Ornelas, presidente do CA do IPO Coimbra, e João Oliveira, do IPO Lisboa.

O GHIPOFG tem como missão coordenar as atividades de prestação de cuidados de saúde, de formação profissional e de investigação no domínio da oncologia, desenvolver o registo oncológico e coordenar e dinamizar ações de prevenção primária, secundária e de rastreio, em colaboração com os hospitais e demais organismos e entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A formação do GHIPOFG visa o incremento das sinergias entre os três IPO, com vista a uma utilização eficiente dos recursos e à criação de um modelo de governação comum, à redução de custos e ao aumento da capacidade negocial, otimizando os recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Além do Conselho de Direção, o GHIPOFG tem um Conselho Técnico, que é constituído pelos diretores clínicos e enfermeiros-diretores dos três IPO.