Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHO em funcionamento há dois meses

Oeste 1 690 400
12 Agosto 2019

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) está a funcionar desde 3 de junho de 2019. As equipas das Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras já prestaram cuidados de saúde no domicílio a um total de 54 doentes, realizaram 1.011 visitas e percorreram 12.832 quilómetros.

Nestes dois meses de atividade foram avaliados 154 doentes, dos quais foram admitidos 54, e excluídos 100 por não reunirem os critérios clínicos, sociais ou geográficos solicitados.

As Patologias mais frequentes estão relacionadas com Infeções do trato urinário e do trato respiratório. Verifica-se ainda que os doentes internados na Unidade de Hospitalização Domiciliária, 24 eram do género masculino e 30 do género feminino. A média de idade é de 70 anos (doente mais jovem com 25 anos e mais velho com 98 anos).

Recorde-se que o CHO, devido às suas características geográficas, tem em funcionamento duas equipas de Hospitalização Domiciliária, uma na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras. As equipas multidisciplinares são compostas por médicos, enfermeiros, assistentes técnicas, uma gestora, assistentes sociais, farmacêuticas, e nutricionistas. Está em funcionamento todos os dias do ano, durante 24 horas por dia garantindo o mesmo nível de qualidade e segurança que o internamento convencional nos cuidados prestados ao doente.

O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.