CRI Ribatejo na Festa dos Tabuleiros de Tomar

Foto festa dos tabuleiros 1 690 400
24 Julho 2019

 

Nos passados dias 28 de junho, 5, 6, 7 e 8 de julho de 2019, foi realizada uma intervenção pela equipa de Prevenção e de Redução de Riscos e Minimização de Danos do CRI – Centro de Respostas Integradas do Ribatejo na Festa dos Tabuleiros em Tomar.

Esta intervenção foi desenvolvida em quatro níveis:

1. Unidade móvel do CRI do Ribatejo no exterior do recinto de espetáculos, junto ao acesso ao recinto e bilheteiras (Estádio Municipal) (2 técnicos)

2. Tenda/ponto fixo dentro do recinto de espetáculos (2 técnicos)

3. Equipa giro que circulou no exterior do recinto em contacto direto com a população alvo, abrangendo o espaço dos concertos no Jardim da Várzea pequena (2 técnicos)

Estas intervenções decorreram nos dias 5, 6, 7 e 8 de Julho, entre as 21:30h e as 02h. 

4. A sensibilização para a venda responsável de álcool junto dos bares ambulantes autorizados pela autarquia espalhados pela cidade, foi realizada nos dias 28/6 e 5/7 (2 técnicos)


Ao longo da intervenção, foi disponibilizada informação acerca do enquadramento legal do consumo e posse de substâncias licitas e ilícitas, sensibilizando-se para o consumo abusivo deste tipo de substâncias em contextos festivos, nomeadamente álcool, sendo que nos pontos fixos foi possível realizar teste de controlo de alcoolémia e monóxido de carbono.

Esta intervenção foi desenvolvida em parceria com a Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo e com a Comissão da Festa dos Tabuleiros.