Bombarral recebe 100ª USF desta legislatura

Placa final 1 690 400
16 Julho 2019

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, inauguraram esta terça-feira, dia 16 de julho, no Bombarral, a centésima Unidade de Saúde Familiar (USF), da atual legislatura, e contou com a presença de Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), entre outras individualidades. 

Na sua intervenção, António Costa referiu que a criação de uma centena de USF´S nesta legislatura «significa cumprir uma meta fixada no programa do Governo e continuar a desenvolver uma das reformas mais importantes que têm vindo a modernizar o Serviço Nacional de Saúde».

Por sua vez, Marta Temido admitiu que a atribuição de médico de família a todos os portugueses «tem sido uma meta mais difícil de alcançar por razões várias», acrescentando que «os 305 médicos que concorreram ao último concurso estão a ser colocados, a assinar contratos até agosto, e vão permitir aumentar a cobertura de utentes com médico de família atribuído para os 97%».

Ana Pisco, Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte sublinhou que o trabalho desenvolvido permitiu «melhorar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, atribuindo médico e enfermeiro de família, a todos os utentes residentes no concelho do Bombarral», e acrescentou «enquanto Diretora Executiva do ACES, profissional de saúde e utente, é uma honra partilhar com todos vós o enorme regozijo de participar num momento que ficará para sempre registado como um marco na melhoria da prestação de cuidados de saúde no município do Bombarral».

 A USF do Bombarral irá prestar cuidados de saúde aos cerca de 12.204 utentes das quatro freguesias que compõem o concelho do Bombarral, contando para isso com uma equipa de 7 médicos, 7 enfermeiros e 6 assistentes técnicos. Esta nova USF tem 10 gabinetes de consulta, 4 gabinetes de enfermagem, 2 salas de tratamento, e uma sala de vacinação.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte desenvolve as suas atribuições na área territorial correspondente aos Municípios de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Bombarral. É um ACES que abrange uma área geográfica correspondente a 1.056,7 km².

O ACES Oeste Norte é atualmente constituído por um total de 10 Unidades de Saúde Familiar (USF), 5 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), 3 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), 1 Unidade de Saúde Pública e 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), num total de 56 postos de atendimento.