ACES Loures Odivelas apresenta projeto SBV

Lo2 1 690 400
12 Julho 2019

A equipa de Saúde Escolar, UCC Saúde a Seu Lado de Odivelas, ACES Loures-Odivelas levou a a cabo o Projeto de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida em contexto escolar.

Sendo um dos eixos de intervenção da Saúde Escolar a Capacitação da Comunidade Educativa, a Unidade de Cuidados na Comunidade Saúde a Seu Lado, do ACES Loures Odivelas, desenvolveu pelo quarto ano consecutivo o Projeto de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida nos vários Agrupamentos de escolas da área de abrangência desta unidade.

 

Pretende-se promover a literacia em saúde e o empowerment com ganhos efetivos no desenvolvimento de atitudes e intervenções adequadas no âmbito dos Primeiros Socorros e SBV, em toda a comunidade escolar.

O projeto abrange alunos desde o Jardim de Infância até ao 3º Ciclo, tendo este ano letivo sido alargado também ao Ensino Secundário. Foi concebido tendo em conta o seu percurso escolar de forma a ser harmoniosamente englobado nos planos de estudos dos vários ciclos de ensino.

 

Assim, já foram formados desde 2017, um total de 5231 alunos, dos quais 2321 do Jardim de Infância, 694 do 1º Ciclo, 555 do 2º Ciclo, 1267 do 3º Ciclo e 190 do Secundário. Relativamente à restante comunidade educativa foram formados 246 Professores, 67 profissionais da área Não Docente e 91 Encarregados de Educação, de 26 escolas de 7 agrupamentos de escolas e 1 escola não agrupada.

 

A introdução da temática de primeiros socorros e suporte básico de vida desde tenra idade permite aprofundar e sedimentar conhecimentos ao longo do percurso escolar e criar um sentimento de responsabilidade social e cívica para que seja um cidadão pró-ativo e agente de mudança da própria comunidade.