Raquel Duarte inaugura USF Damião de Góis

Principal 1 690 400
03 Julho 2019

Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde, presidiu à inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Damião de Góis, em Algés. A cerimónia decorreu a 01 de julho, e contou com a presença de Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Rafic Nordin, Diretor Executivo do ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, entre outras individualidades.

A USF Damião de Góis, a quinta a surgir na Região desde o início do corrente ano, é composta por 7 médicos, 6 enfermeiros e 4 assistentes técnicos, funciona todos os dias úteis, entre as 08h00 e as 20h00, e vai dar médico de família à totalidade dos 12.100 utentes ali inscritos. Resulta de um desafio aceite pelos profissionais da anterior Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Algés. Ao adotar um novo paradigma de organização, a USF pretende melhorar a acessibilidade, a gestão da saúde, a gestão da doença e a eficiência dos cuidados, bem como potenciar as aptidões e competências de cada grupo profissional e de cada um dos seus elementos.

A USF Damião de Gois está integrada no ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, que passa assim a contar com 13 Unidades de Saúde Familiar (USF), 4 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), 3 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), 1 Unidade de Saúde Pública (USP), 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) e 1 Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP). Este ACES dá resposta a um total de 276.560 utentes.