ARSLVT assina protocolos para integração de cuidados com Hospital de Santarém

Protocolosantarem 1 1 690 400
27 Junho 2019

Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e Ana Infante, Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS), assinaram, a 24 de junho, na cidade escalabitana, protocolos nas áreas da Oncologia, hipocoagulação e Saúde Mental que preconizam respostas integradas entre o hospital e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria. Tudo para que se melhore o acesso da população a cuidados de saúde, rentabilize recursos e se aprofunde a cooperação institucional. A assinatura dos protocolos contou ainda com a presença de Carlos Ferreira, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria.

Na área da Oncologia, o protocolo agora assinado permite a todos os doentes oncológicos seguidos na Unidade de Oncologia do HDS possam retirar os dispositivos de infusão contínua de quimioterapia nas unidades de saúde que compõem o ACES Lezíria, evitando assim a necessidade de uma deslocação ao hospital.

Situação semelhante aplica-se aos doentes do HDS que fazem tratamento de hipocoagulação. Neste caso, o acordo permite que doentes com critérios clínicos específicos possam efetuar a avaliação do seu INR na unidade de saúde mais próxima da sua residência, o que se traduz em maior conforto e bem-estar para os doentes.

Na área da Saúde Mental o protocolo entre a ARSLVT e o HDS prevê que o apoio da Equipa de Psiquiatria do HDS seja alargado aos utentes dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Golegã e Salvaterra de Magos.

Em breve serão estabelecidos novos protocolos, desta vez nas áreas da Infeciologia, DPOC/Insuficiência Cardíaca e feridas/úlceras crónicas.

Na sessão de assinatura também participaram dirigentes do Hospital Distrital de Santarém e do ACES Lezíria.