UCC MiraZêzere comemora Dia Mundial da Criança

Mira 1 1 690 400
12 Junho 2019

 

A UCC MiraZêzere, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Médio Tejo, desenvolveu, em parceria com a Associação de Pais de Sardoal, o conjunto de atividades comemorativas do Dia Mundial da Criança que decorreram a 1 de junho, no Parque de Merendas do concelho. Estiveram presentes e participaram nas atividades mais de 150 crianças e seus familiares.


As atividades promovidas pela UCC tiveram como objetivo sensibilizar as crianças para a importância dos estilos de vida saudáveis, tendo a equipa utilizado estratégias lúdicas para a transmissão da mensagem. A equipa da UCC utilizou a Unidade Móvel “Saúde em Movimento”, que se constituiu como uma estação de passagem obrigatória para as crianças, com carimbo no seu passaporte, para que no final se tivessem cumprido as 6 estações do circuito. Na visita à unidade móvel, as crianças foram envolvidas em dinâmicas lúdicas diversas, com transmissão de mensagens alusivas a alimentação saudável, da prática do exercício físico, da higiene oral.


Testando os seus "dotes" de representação, as crianças puderam equipar-se com fatos de “enfermeiro”, para que “vestissem a pele” dos profissionais de saúde. Também puderam participar em jogos lúdicos (jogo da Glória da Saúde Oral), demonstração da Técnica da Escovagem dos dentes, pintura de desenhos alusivos a comportamentos de saúde saudáveis, picotagem, livros de atividades (palavras cruzadas, labirintos, pintura….), etc.


No final, foi distribuído a cada criança um balão que no seu interior tinha o “presente final”, um marcador de livros com uma mensagem de saúde nas áreas temáticas abordadas no decorrer da visita à unidade.


De referir que a estação da UCC MiraZêzere foi um dos espaços de maior sucesso, tendo as crianças aderido em massa à participação em todas as atividades propostas.