UCC de Vila Franca de Xira comemora Dia Mundial da Criança

Ucc 2 1 690 400
12 Junho 2019

 

À semelhança dos anos anteriores, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila Franca de Xira (UCCVFX), do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo, associou-se à edilidade local para assinalar o Dia Mundial da Criança. A atividade de 2019 fez parte do "País das Maravilhas", que decorreu a 1 e 2 de junho, na Póvoa de Santa Iria. A iniciativa promovida pela UCCVFX apostou na prevenção da doença e promoção da saúde através de atividades dinãmicas para crianças e suas famílias. 

 
 Na base da intervenção da UCC esteve o jogo da saúde com 6 atividades: 1. jogo dos sacos (corrida), 2. saltar à corda, 3. jogo de basket, 4. puzzle, 5.higiene oral, 6. jogo das latas. As temática abordadas estiveram relacionadas com a escolha de estilos de vida saudáveis: alimentação, exercício físico, equilíbrio, concentração, higiene oral e corporal, vacinação e esclarecimento de dúvidas das crianças, pais, amigos e familiares.

 


A UCC de Vila Franca de Xira conseguiu contabilizar um total de 488 crianças e cerca de 976 famílias/acompanhantes. As crianças estão maioritariamente inscritas nas unidade de saúde do concelho (Póvoa, Forte, Bom Sucesso, Alverca, Vila Franca de Xira, Vialonga, Alhandra). Algumas são utentes de unidades de Lisboa, Olivais, Sacavém, Camarate, Alenquer, Loures, Alcoentre, Santa Iria, Arruda.

 


Os profissionais que participaram na atividade foram distribuídos por turnos ou dia completo.