ARSLVT acompanha Câmara de Loures em visitas a unidade de saúde

Loures 1 1 690 400
11 Junho 2019

 

Luís Pisco e Nuno Venade, respetivamente Presidente e Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), acompanharam as visitas que Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures, promoveu no âmbito do seu Roteiro da Saúde. A iniciativa decorreu a 6 e 7 de junho, entre as unidades de Santo António dos Cavaleiros e Sacavém.

Conhecer as instalações e contactar com profissionais e utentes foram os principais objetivos de uma iniciativa que também contou com a participação de Ileine Lopes, Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Loures-Odivelas, entre outros. Por sua vez, a Câmara Municipal de Loures também esteve representada por Gonçalo Caroço, Vereador com o pelouro da Saúde, entre outros.


No primeiro dia, a iniciativa visitou as unidades de saúde de Santo António dos Cavaleiros e de Loures/Mealhada. Aqui foi possível contactar com a realidade de unidades de saúde familiar (USF) modelo A e B, uma unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e com as unidades de Saúde Pública (USP) e de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) do ACES Loures-Odivelas. A manhã terminou na Unidade de Cuidados Continuados de Loures, a funcionar a poucos metros da sede do município.

 


O segundo dia começou com a visita às UCSP de Unhos e da Apelação, duas unidades a funcionar em edifícios que deverão ser substituídos por uma nova unidade a construir no Catujal, numa parceria entre a edilidade e a ARSLVT. 



O Roteiro da Saúde da Câmara Municipal de Loures terminou nas instalações recentemente cedidas pelo município para uma resposta de proximidade na área da Saúde Mental à população da zona oriental do concelho. O serviço coordenado pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa vai estar sedeado na Quinta Nova, em Sacavém.