Ministra da Saúde visita CHMT

Final 1 690 400
03 Junho 2019

A visita da Ministra da Saúde, Marta Temido, iniciou-se no Serviço de Imagiologia da Unidade Hospital de Tomar, Serviço onde está instalado o equipamento de TAC. Marta Temido foi acompanhada por Laura Silveira, Vice-Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e vários profissionais de saúde, nomeadamente o diretor do Serviço de Imagiologia que esclareceu sobre as mais-valias da aquisição deste equipamento de TAC para todo o CHMT. Recorde-se que o equipamento de TAC está a funcionar desde outubro de 2018, um investimento de mais de 300 mil euros, sendo este o primeiro equipamento de TAC, propriedade do CHMT, EPE, ao serviço da população que abrange toda a Região do Médio Tejo.

Em Torres Novas, Marta Temido começou por visitar o Serviço de Nefrologia, destacando a Unidade de Diálise, onde pôde verificar o funcionamento e as condições de excelência de um Serviço de referência que possui a segunda maior unidade de dialise do SNS. Marta Temido foi surpreendida no Serviço de Pediatria por um significativo grupo de crianças que festejavam o Dia Mundial da Criança, em estilo medieval, e um grupo de meninas sevilhanas que dançaram para a Ministra da Saúde com todo o “salero” e alegria que a ocasião sugeria.

Mural “Universalidade e Igualdade do Serviço Nacional de Saúde


Ainda na Unidade Hospitalar de Tomar, Marta Temido inaugurou um mural, obra artística de Ana Oliveira, que alude aos princípios da “Universalidade e da Igualdade do Serviço Nacional de Saúde”, uma pintura alusiva aos 40 anos do SNS, da artista Ana Oliveira.

Ana Oliveira descreveu o desafio deste mural afirmando ser “um projeto que me tocou a alma. Sinto que este Serviço é um núcleo de cuidadores que estão em dedicação ao outro. O seu trabalho é trabalhar a dor, a perda, a doença, mas também é trabalhar a cura, a saúde e a vida. E como tal, ao criar este desenho, entendi este muro como uma celebração a todos eles e a todos nós”.

Exposição 40 anos, 40 rostos


Ainda no âmbito da Comemoração dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, a Ministra Marta Temido, inaugurou a exposição “40 anos, 40 rostos”, na Unidade Hospitalar de Torres Novas. Uma mostra fotográfica que parte do rosto de António Arnaut, “pai do SNS”, para os rostos dos que diariamente fazem e constroem o SNS.

Rostos de profissionais que estão desde 1979 a trabalhar no SNS, e continuam ainda em funções no CHMT, EPE, e rostos de profissionais que nasceram no ano em que o SNS iniciou a sua caminhada e que este ano completam 40 anos de idade. Tal como o SNS. Esta exposição termina com rostos de bebés nascidos no CHMT, este ano de 2019 representando o desenvolvimento de um SNS que se expande e prolonga para o Futuro.