Raquel Duarte preside à abertura do I Encontro nacional das Unidades de hospitalização domiciliária

Raquel 1 690 400
03 Junho 2019

O  Convento do Carmo, em  Torres Novas, acolheu no dia 31 de maio, o «I Encontro Nacional das Unidades de Hospitalização Domiciliária», cuja sessão oficial foi presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

«À data atual, 16 hospitais já iniciaram o modelo de prestação de cuidados de saúde e seis vão iniciar durante o próximo mês de junho, o que nos permite dizer que o compromisso assumido estará com cerca de 90% de execução. Até final do corrente mês estes hospitais tratarão 1.045 doentes, em hospitalização domiciliária, o correspondente a um hospital de 110 camas», garantiu Raquel Duarte, na sessão de abertura do encontro.

«Como se pode ver, a hospitalização domiciliária já não é uma simples ideia, nem, tão pouco, uma experiência efémera. É uma realidade que se constrói todos os dias, que vai crescendo de forma sustentada, que dá novo impulso ao Serviço Nacional de Saúde, que alarga serviços de qualidade ao país», observou a governante na sua intervenção, acrescentando que a medida é «um desafio que confere mais dinamismo a toda a rede de cuidados e, só é possível, com quadros profissionais motivados e dedicados».

«É um caminho que estamos a percorrer com determinação. Reforça os objetivos  objetivos o Serviço Nacional de Saúde e, acima de tudo, serve o país», concluiu a Secretária de Estado da Saúde.

Este modelo, hospitalização domiciliária, já é usado em vários países e evita infeções hospitalares multirresistentes, reduz custos de internamento e reforça a humanização dos cuidados aos doentes, às famílias e aos profissionais, garantindo os afetos próprios do ambiente familiar e sempre em estreita relação com as unidades de saúde.

A sessão de abertura contou também com as intervenções de Delfim Rodrigues, Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira.

O encontro, promovido pelo Centro Hospitalar  Médio Tejo, contou com sessões paralelas sobre equipamentos, transportes e telemonitorização, e foram  debatidos temas tão variados como:

• Equipa unidades hospitalização domiciliária
    • Constituição e multidisciplinaridade
    • Referenciação
  • Instalações | Proposta de programa funcional
  • Acessos vasculares e terapêutica endovenosa | Médicos, enfermeiros e farmacêuticos
  • Hospitalização domiciliária e integração de cuidados
  • Hospitalização domiciliária e os sistemas de informação clínica