DICAD de Lisboa e Vale do Tejo aposta na redução de danos na Worten Game City

Dicad 1 690 400
30 Maio 2019

 

A Divisão de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (DICAD), da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), vai realizar a primeira intervenção de redução de danos na área dos jogos online, ao colaborar com a Worten Game City. Entre 31 de maio, 1 e 2 de junho, os participantes no evento, que vai decorrer na Cordoaria Nacional, vão contactar com mensagens formuladas pela DICAD que visam proteger a saúde e melhorar a performance física e mental dos jogadores.

Numa iniciativa que torna a DICAD/ARSLVT na primeira equipa da Saúde a apostar numa intervenção deste tipo na área da dependência do jogo, as mensagens serão transmitidas aos participantes através de YouTubers e dos meios de comunicação presentes no recinto.

A intervenção da DICAD na Worten Game City assume ainda a forma das “Talks - Game For Fun”, conversas que vão juntar saúde, gamers e indústria de jogos. As “Talks - Game For Fun” vão decorrer todos os dias, no palco do Beer Garden entre as 13:30 e as 14:30.

Este será um projeto-piloto que funcionará com uma abordagem experimental no levar a saúde para a festa e recolher informação que permita uma intervenção de maior escala nesta área. A possibilidade de ouvir jogadores e indústria neste evento permitirá uma melhor articulação na dependência sem substância, fenómeno que tem sido uma preocupação identificada pelas equipas da DICAD e pelos Cuidados de Saúde Primários da ARSLVT.