CHULC assinalou Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Capturar 1 1 690 400
27 Maio 2019

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) assinalou hoje, 21 de maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento com uma conferência intitulada "Dia Mundial da Diversidade e Inclusão no CHULC - Sabia que…".

Durante a sessão, que decorreu na Sala-Museu MacBride do Hospital de Santa Marta, foi apresentado o projeto sobre Diversidade e Inclusão no centro hospitalar. Os dirigentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Central, um dos que corresponde à área de influência do CHULC, juntaram-se à iniciativa traçando o percurso dos cuidados primários no que à Diversidade Cultural e Inclusão diz respeito, recorrendo para tal a relatos das experiências das Unidades de Saúde Familiar (USF) da Baixa e Almirante.

Para a enfermeira Graça Quaresma, do Gabinete de Gestão de Programas da Qualidade, esta iniciativa revestiu-se de significado especial na medida em que permitiu "perceber que a diversidade cultural é uma área estratégica de envolvimento e de respeito”. “Temos uma multiculturalidade de pessoas que recorrem ao nosso centro hospitalar, nomeadamente ao nível das três urgências (a Geral Polivalente, a Ginecológica e Obstétrica e a Pediátrica). Temos que dar uma resposta às suas necessidades e isso só se consegue se, enquanto profissionais, tivermos esta relação de proximidade no sentido de respeitar a diversidade dos que a nós recorrem", disse.

Durante esta semana, os 18 posters que foram produzidos no âmbito desta iniciativa estarão patentes nos claustros do Hospital de Santa Marta. No dia 29 de maio, a exposição seguirá para o Hospital Dona Estefânia. Os trabalhos dos profissionais do CHULC e do ACES circularão por todos os seis polos que compõem o centro hospitalar.