Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES da Lezíria assinala um ano de atividade

E2 1 690 400
24 Maio 2019

A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros Saúde (ACES) da Lezíria completou o seu primeiro ano de atividade, que comemorou no passado dia 14 de maio.

Num período em que tanto se questiona a garantia dos cuidados de saúde pelo SNS, a constituição de uma nova equipa, e portanto de mais cuidados, constitui naturalmente um motivo de regozijo. Esta equipa integrada no ACES Lezíria, ao  completar um ano de existência, faz uma avaliação do trabalho que tem desenvolvido até aqui e apresenta-se à comunidade de Santarém.

A constituição desta Unidade pelo ACES Lezíria, veio  dar resposta ao Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos  2017-2018 (PEDCP), seguindo as diretrizes da Lei de Bases dos Cuidados Paliativos, sendo uma, de um conjunto ainda muito limitado de unidades, ao nível da ARSLVT.

Esta equipa tem por missão prestar cuidados de saúde, rigorosos e humanizados, aos doentes com necessidades de cuidados paliativos e acompanhar os seus cuidadores no processo de adaptação à doença e no luto, integrando a Rede Nacional dos Cuidados Paliativos.

É constituída por profissionais de diferentes áreas de especialidade, nomeadamente médicos, enfermeiros, assistente social, psicólogo e apoio administrativo, tendo ao seu serviço uma viatura, com a qual assegura as visitas domiciliárias.

A unidade está sediada no edifício do Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP), mas a especificidade da sua intervenção faz do domicilio dos seus utentes, o seu principal local de atividade, assegurando diariamente os cuidados.