Parceria com Câmara de Loures proporciona novas instalações a utentes de Lousa

Lousa 1 1 690 400
22 Maio 2019

 

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Lousa, em Loures, vai ter “casa” nova. Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures, assinaram, a 22 de maio, um contrato de utilização de um edifício que vai permitir melhorar as condições de atendimento a cerca de 4.500 utentes. A cerimónia de assinatura do contrato teve lugar nos Paços do Concelho.

O contrato de utilização do imóvel municipal contempla a entrega do espaço a título gratuito para que ali seja instalada a UCSP de Lousa. As despesas com a realização de pequenas obras, bem como com as despesas de funcionamento, ficam a cargo da ARSLVT. A UCSP, que agora tem inscritos cerca de 4.500 utentes, poderá transformar-se numa Unidade de Saúde Familiar (USF), dada a melhora nas condições de trabalho e o eventual reforço de profissionais.

 

 

Na cerimónia, Luís Pisco enalteceu o facto de a ARSLVT e o Município de Loures estarem “emanados do mesmo objetivo: proporcionar saúde e bem-estar aos seus cidadãos”. E isso passa por “instalações condignas” e equipas de saúde dotadas de profissionais em número suficiente para responder às necessidades da população. Nesse sentido, Luís Pisco salientou que está a decorrer o concurso que deverá colocar na região mais de 200 médicos de família, sendo que no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Loures/Odivelas foram abertas 17 vagas.

 

 

Também Bernardino Soares salientou a “oportunidade única de ter instalações mais adequadas à prestação de cuidados de saúde” que o contrato agora assinado representa. O edil reafirmou o empenho do município em proporcionar melhores condições à população de Loures, avançando que a obra da nova unidade de saúde de Santa Iria da Azóia deverá avançar ainda este ano. Contudo, “as melhorias nas infraestruturas não funcionam sem os profissionais”, frisou.


O contrato foi assinado na presença de Ileine Lopes, Diretora Executiva do ACES Loures- Odivelas, Gonçalo Caroço, Vereador com o pelouro da Saúde, Laura Silveira, Vice-presidente da ARSLVT e de Paulo leão, Vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, entre outros.