Jornadas de Saúde Sénior - Viver mais com Saber

Abertura 1 690 400
15 Maio 2019

No dia 8 de maio, tiveram lugar as Jornadas de Saúde Sénior – Viver mais com Saber, no Cine-Teatro Joaquim d’Almeida. Uma iniciativa conjunta do Agrupamento Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho e da Câmara Municipal de Montijo.

Esta iniciativa, integrada no programa de literacia em saúde do ACES Arco Ribeirinho - Viver mais com Saber, teve como objetivo sensibilizar a comunidade sénior e os profissionais, que com ela trabalham, para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

"Felizmente os portugueses vivem cada vez mais anos, fruto das políticas de saúde pública, que ao longo dos anos têm vindo a ser adotadas", referiu Luís Pisco, responsável máximo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Luís Pisco salientou ainda o importante papel que as autarquias têm vindo a assumir em termos de promoção da saúde, em áreas tão diversas como a alimentação saudável, a prática de exercício físico, entre outras.  

Também Miguel Lemos, Diretor Executivo do ACES Arco Ribeirinho, referiu que "devemos investir ativamente numa cultura de participação ativa do idoso, promovendo cada vez mais a solidadriedade intergeracional".

Por sua vez, Nuno Canta, Presidente da Câmara Municipal do Montijo afirmou que é necessário “trabalhar e desenvolver respostas que permitam construir um relação de confiança entre os diversos atores num processo que está sempre em mudança por que a saúde tem novos desafios e novos problemas apesar de resolver outros problemas antigos”.

Os três painéis das jornadas, contaram com a intervenção de inúmeros especialistas na área da saúde sénior e não só, vão-se debruçar sobre temas como o Envelhecimento Saudável: Estratégias para o bem-estar, Turismo Sénior Criativo e Sexualidade e Envelhecimento.

A sessão de encerramento esteve a cargo de Ricardo Bernardes, vereador da Câmara Municipal do Montijo, Lina Guarda, Delegada de Saúde, Coordenadora da Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio e António Manuel Marques, diretor da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.

O vereador Ricardo Bernardes falou dos novos desafios a que a câmara se propôs para dar continuidade às politicas de saúde como “a abertura da academia sénior de sarilhos grandes cuja candidatura foi apresentada ao Portugal 2020, uma resposta dedicada à população portadora de deficiência, o Balcão de Inclusão, um protocolo que já subscrevemos e irá abrir brevemente e ainda um protocolo prestação de cuidados de saúde dentária com o ACES Arco Ribeirinho na Unidade de Saúde do Montijo e Afonsoeiro”.

As jornadas contaram com um momentos lúdicos realizados pela professora Helena Lopes, os alunos dos projetos de envelhecimento ativo com um momento de poesia e os projetos Alegriapontofinal e Só Riso com uma aula de Ioga do Riso.

O programa "Viver mais com Saber" visa contribuir para a melhoria do estado de saúde da população sénior desta área geográfica, visando a obtenção de ganhos em saúde, promovendo o aumento do bem-estar e da esperança de vida saudável. Com a mobilização da comunidade local, através da dinamização de estratégias locais, amplamente participadas, seguindo os princípios orientadores das atuais políticas de saúde, assumindo a literacia em saúde um papel determinante e em que o cidadão é o centro do processo.

Este programa conta a colaboração e participação ativa dos parceiros e da comunidade, com vista ao desenvolvimento de políticas e estratégias de atuação multi e interdisciplinares, valorizando sinergias e permitindo uma abordagem transversal e intersectorial.