CHULC inicia projeto de hospitalização domiciliária

Imagem1 1 690 400
30 Abril 2019

No âmbito do processo de modernização e valorização do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), a Unidade de Hospitalização Domiciliária iniciará a sua atividade nos primeiros dias de Maio. Contando com uma equipa de 3 médicos, 4 enfermeiros e 2 assistentes operacionais, esta unidade iniciar-se-á com 5 camas domiciliárias, chegando às 15 camas até ao final do corrente ano.

A unidade disponibiliza apoio médico e de enfermagem em permanência e atua, sobretudo, em situações de fase aguda de uma doença ou sobre a agudização da doença crónica no domicílio dos doentes.

A referenciação dos doentes para hospitalização domiciliária será efetuada a partir dos serviços de Urgência Geral Polivalente ou das unidades de internamento do CHULC ou por referenciação do ACES Lisboa Central, tendo por base critérios clínicos e sociais. A admissão no internamento domiciliário estará sempre dependente do acordo do doente e da família e está integrada no processo de planeamento de cuidados que contempla a transição entre os diferentes níveis de prestação.

Com a hospitalização domiciliária procura-se a reorganização dos serviços hospitalares baseada num maior envolvimento dos doentes, das suas famílias e dos profissionais de saúde. A redução do risco de infeções hospitalares, a promoção da autonomia dos doentes, a recuperação mais célere, bem como o aumento da satisfação dos doentes e profissionais, são objetivos que se pretendem alcançar.

Para a presidente do Conselho de Administração do CHULC, Rosa Valente de Matos aquilo que mais se destaca “…é que o doente, no conforto da sua casa vê o processo de recuperação acelerado pela proximidade de um ambiente familiar e mais humanizado”.