ACES de Sintra promove literacia em Saúde

Sintra 1 690 400
24 Abril 2019

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra tem tido o privilégio nestes últimos dois anos, de desenvolver um projeto de literacia em saúde contando com a parceria entre outras, de uma Estação de Rádio Local – Rádio Clube de Sintra.

Este projeto tem como principal objetivo divulgar entre outros, informação de saúde, divulgação de eventos promovidos pelo ACES, ou informação de recursos existentes o que tem constituído até agora, uma mais valia no âmbito da promoção da Literacia em Saúde e potencialização da comunicação ACES/ População residente no concelho de Sintra.

Para tal, tem sido possível desde 2018, o planeamento de pelo menos dois espaços mensais para entrevista programada de uma hora com o jornalista responsável, o que resultou até à data em cerca de 24 momentos de informação.

Sendo Abril o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, as equipas dos três Núcleos de Apoio às Crianças e Jovens em Risco ( NACJR) do ACES Sintra, fizeram-se representar por dois dos seus profissionais , contribuindo não só  para sensibilizar a população para esta problemática, como também dar o testemunho das inúmeras atividades desenvolvidas por estas  Equipas na Comunidade e também  junto  dos profissionais da instituição.

Como exemplo: Confeção e distribuição de laços azuis, afixação de cartazes com a divulgação dos Direitos das Crianças, difusão da campanha 2019. “Serei o que me deres…. Que seja AMOR” sensibilização para a necessidade de sinalizar as situações de maus tratos em reuniões com os profissionais nas diferentes unidades funcionais do ACES Sintra.