CRI de Lisboa Ocidental/DICAD participa no Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente

Dicad3 1 690 400
24 Abril 2019

O Centro de Respostas Integradas (CRI) de Lisboa Ocidental da DICAD ARSLVT, participou no X Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente (10 e 11 de Abril, Universidade Lusíada), com o tema "Psicoterapias e outras abordagens terapêuticas".

As psicólogas Cátia Machado e Cristina Fiuza, da Equipa Técnica Especializada de Tratamento (ETET) Agualva-Cacém, área de Sintra, e da Área de Intervenção da Prevenção Indicada, apresentaram o trabalho que tem sido desenvolvido na consulta de comportamentos aditivos destinada a adolescentes e jovens que se realiza no espaço do serviço "Sorri Jovem". Esta  consulta decorre de um protocolo entre o CRI de Lisboa Ocidental e o ACES de Sintra - UCC Cruzeiro. 

As comunicações apresentadas tinham os títulos: "Adolescentes com comportamentos aditivos: da compreensão à intervenção" e "Consulta de comportamentos aditivos para adolescentes e jovens: caracterização dos pedidos e abordagem terapêutica".

Nelas foi apresentada uma perspetiva de compreensão dos comportamentos aditivos na adolescência, especialmente o uso de substâncias psicoativas, bem como as intervenções propostas na consulta CAD Jovem.

Fez-se ainda uma caracterização da população que tem procurado a consulta nos dois últimos anos, no que se refere à origem dos encaminhamentos, idades e problemas apresentados,  ilustrando a abordagem aos jovens através de um caso clínico, com um início muito difícil mas com uma evolução positiva.