"Sintra + Saúde" proporciona semana ativa a 40 seniores

Sintra   1 1 690 400
16 Abril 2019

 

A Praia Grande, em Sintra, recebeu, de 1 a 6 de abril, mais uma uma edição do programa "Sintra + Saúde - Atividades para Séniores", uma iniciativa que promove o envelhecimento saudável da população idosa no concelho de Sintra, dirigido prioritariamente a idosos em situação de isolamento e ou vulnerabilidade social e psicológica.  


Este programa, que já vai na sua 10ª edição, resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sintra e a Câmara Municipal de Sintra. A iniciativa consiste na organização de uma semana de atividades saudáveis para 40 seniores (com idade superior ou igual a 65 anos) que residam nas freguesias do concelho de Sintra e que tenham mobilidade e autonomia funcional. 


A identificação destes seniores é efetuada pelos profissionais do ACES Sintra em colaboração com as entidades parceiras da comunidade.

 


São realizadas atividades que vão desde a promoção da atividade física à estimulação propriocetiva/sensorial/cognitiva/relacional, passadando pela realização de sessões informativas sobre questões relacionadas com saúde e apoio a idosos. Estas ações são promovidas por profissionais do ACES, do município, da GNR e de outras instituições/organizações parceiras.


Depois de mais uma semana de intensa atividade, a equipa técnica que esteve envolvida na iniciativa ficou "de coração cheio" ao verificar a alegria e boa disposição com que os nossos seniores regressaram a casa.