Profissionais de saúde de Florianópolis fazem benchlearning na ARSLVT

Visitaprofflori 1 1 690 400
15 Abril 2019

Aperfeiçoar conhecimentos em áreas como acreditação da qualidade, gestão de custos, contratualização e call center, bem como conhecer a realidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), foram os objetivos da visita que duas médicas e duas enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis fizeram na semana passada à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Para as visitantes, a semana foi muito profícua: o contacto com a realidade portuguesa permitiu partilhar experiências, o que se traduzirá em “aperfeiçoamentos dos projetos já em curso” em Florianópolis. Para Daniela de Liz Calderon, Edenice Reis da Silveira, Nicole Moraes de Aquin e Melina da Costa Nicolazi, a colaboração encetada com a ARSLVT tem sido muito positiva e o inverso é igualmente válido. “O benchlearning iniciado em Portugal vai continuar no regresso”, asseguraram.

A par das reuniões institucionais que decorreram no âmbito da ARSLVT, o grupo da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis/Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro visitou a Direção-Geral da Saúde, o Hospital Egas Moniz/Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, o SNS24 e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

A visita terminou com um encontro com Luís Pisco e Laura Silveira, Presidente e Vice-presidente da ARSLVT, respetivamente. O momento contou com a presença de Baltazar Monteiro, assessor do Conselho Diretivo da ARSLVT diretamente envolvido na operacionalização da iniciativa.